Padd Solutions

Converted by Falcon Hive


Francisco de Goya. Desastre de la Guerra (Disasters of War): Tristes presentimientos do lo que ba de acontecer. c.1810-1811. Etching and aquatint, 14.1 x 16.8 cm.

CEAN – CENTRO DE ENSINO MÉDIO ASA NORTE
LINGUAGENS E CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
PROFESSOR: José Edson dos Santos
DISCIPLINA: Artes SÉRIE: 2º (A B C D ) Matutino


COMPETÊNCIAS:

* Conhecer e compreender os modos de produções artísticas visuais e audiovisuais, analisando, refletindo e compreendendo diferentes materiais, suportes, tecnologias. Procedimentos e elementos que caracterizam as artes como linguagem, analisando e refletindo suas interações e articulações na produção artística. Individual e coletiva.

* Compreender a produção artística como forma de elaborar e expressar idéias ou emoções e experiências vividas e sentidas, no processo de criação de arte individual e coletiva.

HABILIDADES:

* Produzir obras de arte com autonomia, tanto na escolha de técnicas, processos e materiais, quanto nas idéias, emoções e temas.

* Reconhecer o conteúdo expressivo geral e objetivo do PAS (Programa de Avaliação Seriada), bem como o conteúdo objetivo individual e subjetivo da obra de arte, tanto em suas produções como nas de outros.

* Analisar e compreender as produções artísticas dos estilos e épocas propostos nos livros e nas obras de arte, como leitura de imagens e conhecimento teórico do PAS.

PROCEDIMENTOS:

* Produzindo idéias, sentimentos e emoções nas diferentes linguagens artísticas, a partir de temas propostos pela área de Códigos e Linguagens e pelo eixo norteador do projeto político e pedagógico da escola: Identidade, valor e ser social.

* Pesquisando, conhecendo, analisando a história da arte, relacionando-a com as manifestações culturais da produção nacional.

* Organizando exposições e intervalos culturais com o conhecimento prévio da coordenação pedagógica, pela construção e socialização do conhecimento colaborativo.

CONTEÚDO DO 1º BIMESTRE do 2ºs A B C D

Renascimento (Na pintura, escultura, arquitetura, literatura, música e teatro)
Barroco (na pintura, escultura, arquitetura, literatura, música e teatro)
Rococó ( pintura, escultura, estilo mobiliário e decorativo )
Neoclacissismo ( na pintura, escultura, literatura e música)
Romantismo (na pintura, escultura, literatura, poesia e teatro e música)

Conceitos artísticos(Caderno de arte):

1) Arte Popular; 2) Arte Erudita; 3) Arte de Massa; 4) Ária; 5) Cantata; 6) Commedia Dell'Arte; 7) Martins Pena; 8) Música Barroca


• Leituras de Imagens (Caderno de arte):

1) A Liberdade Guiando o Povo, de Eugène DELACROIX (1830) - Pintura Romântica


A prática artística do bimestre poderá ser desenvolvida na linguagem artística escolhida pelo aluno (previamente combinado com o professor), para ser socializada com a turma em forma de exposição ou apresentação teatral ou musical antes do término do bimestre.



• AVALIAÇÃO

• Prova Interdisciplinar........................................................... 3,0 pts.
• Pratica artística do bimestre................................................. 2,5 pts.
• Trabalho sobre estilos artísticos (digitado) com apresentação em grupo........2,0 pts.
• Conceitos artísticos e leitura de imagens(caderno de arte) 1,5 pts.
• Interdisciplinaridade formativa............................................ 1,0 pt.


http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_
http://www.diretoriodearte.com/

(0) Comments

Postar um comentário