Francisco de Goya. Desastre de la Guerra (Disasters of War): Tristes presentimientos do lo que ba de acontecer. c.1810-1811. Etching and aquatint, 14.1 x 16.8 cm.
CEAN – CENTRO DE ENSINO MÉDIO ASA NORTE
LINGUAGENS E CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
PROFESSOR: José Edson dos Santos
DISCIPLINA: Artes SÉRIE: 2º (A B C D ) Matutino
LINGUAGENS E CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
PROFESSOR: José Edson dos Santos
DISCIPLINA: Artes SÉRIE: 2º (A B C D ) Matutino
COMPETÊNCIAS:
* Conhecer e compreender os modos de produções artísticas visuais e audiovisuais, analisando, refletindo e compreendendo diferentes materiais, suportes, tecnologias. Procedimentos e elementos que caracterizam as artes como linguagem, analisando e refletindo suas interações e articulações na produção artística. Individual e coletiva.
* Compreender a produção artística como forma de elaborar e expressar idéias ou emoções e experiências vividas e sentidas, no processo de criação de arte individual e coletiva.
HABILIDADES:
* Produzir obras de arte com autonomia, tanto na escolha de técnicas, processos e materiais, quanto nas idéias, emoções e temas.
* Reconhecer o conteúdo expressivo geral e objetivo do PAS (Programa de Avaliação Seriada), bem como o conteúdo objetivo individual e subjetivo da obra de arte, tanto em suas produções como nas de outros.
* Analisar e compreender as produções artísticas dos estilos e épocas propostos nos livros e nas obras de arte, como leitura de imagens e conhecimento teórico do PAS.
PROCEDIMENTOS:
* Produzindo idéias, sentimentos e emoções nas diferentes linguagens artísticas, a partir de temas propostos pela área de Códigos e Linguagens e pelo eixo norteador do projeto político e pedagógico da escola: Identidade, valor e ser social.
* Pesquisando, conhecendo, analisando a história da arte, relacionando-a com as manifestações culturais da produção nacional.
* Organizando exposições e intervalos culturais com o conhecimento prévio da coordenação pedagógica, pela construção e socialização do conhecimento colaborativo.
CONTEÚDO DO 1º BIMESTRE do 2ºs A B C D
• Renascimento (Na pintura, escultura, arquitetura, literatura, música e teatro)
• Barroco (na pintura, escultura, arquitetura, literatura, música e teatro)
• Rococó ( pintura, escultura, estilo mobiliário e decorativo )
• Neoclacissismo ( na pintura, escultura, literatura e música)
• Romantismo (na pintura, escultura, literatura, poesia e teatro e música)
* Conhecer e compreender os modos de produções artísticas visuais e audiovisuais, analisando, refletindo e compreendendo diferentes materiais, suportes, tecnologias. Procedimentos e elementos que caracterizam as artes como linguagem, analisando e refletindo suas interações e articulações na produção artística. Individual e coletiva.
* Compreender a produção artística como forma de elaborar e expressar idéias ou emoções e experiências vividas e sentidas, no processo de criação de arte individual e coletiva.
HABILIDADES:
* Produzir obras de arte com autonomia, tanto na escolha de técnicas, processos e materiais, quanto nas idéias, emoções e temas.
* Reconhecer o conteúdo expressivo geral e objetivo do PAS (Programa de Avaliação Seriada), bem como o conteúdo objetivo individual e subjetivo da obra de arte, tanto em suas produções como nas de outros.
* Analisar e compreender as produções artísticas dos estilos e épocas propostos nos livros e nas obras de arte, como leitura de imagens e conhecimento teórico do PAS.
PROCEDIMENTOS:
* Produzindo idéias, sentimentos e emoções nas diferentes linguagens artísticas, a partir de temas propostos pela área de Códigos e Linguagens e pelo eixo norteador do projeto político e pedagógico da escola: Identidade, valor e ser social.
* Pesquisando, conhecendo, analisando a história da arte, relacionando-a com as manifestações culturais da produção nacional.
* Organizando exposições e intervalos culturais com o conhecimento prévio da coordenação pedagógica, pela construção e socialização do conhecimento colaborativo.
CONTEÚDO DO 1º BIMESTRE do 2ºs A B C D
• Renascimento (Na pintura, escultura, arquitetura, literatura, música e teatro)
• Barroco (na pintura, escultura, arquitetura, literatura, música e teatro)
• Rococó ( pintura, escultura, estilo mobiliário e decorativo )
• Neoclacissismo ( na pintura, escultura, literatura e música)
• Romantismo (na pintura, escultura, literatura, poesia e teatro e música)
• Conceitos artísticos(Caderno de arte):
1) Arte Popular; 2) Arte Erudita; 3) Arte de Massa; 4) Ária; 5) Cantata; 6) Commedia Dell'Arte; 7) Martins Pena; 8) Música Barroca
• Leituras de Imagens (Caderno de arte):
1) A Liberdade Guiando o Povo, de Eugène DELACROIX (1830) - Pintura Romântica
• A prática artística do bimestre poderá ser desenvolvida na linguagem artística escolhida pelo aluno (previamente combinado com o professor), para ser socializada com a turma em forma de exposição ou apresentação teatral ou musical antes do término do bimestre.
• AVALIAÇÃO
• Prova Interdisciplinar........................................................... 3,0 pts.
• Pratica artística do bimestre................................................. 2,5 pts.
• Trabalho sobre estilos artísticos (digitado) com apresentação em grupo........2,0 pts.
• Conceitos artísticos e leitura de imagens(caderno de arte) 1,5 pts.
• Interdisciplinaridade formativa............................................ 1,0 pt.
http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_
http://www.diretoriodearte.com/
• Prova Interdisciplinar........................................................... 3,0 pts.
• Pratica artística do bimestre................................................. 2,5 pts.
• Trabalho sobre estilos artísticos (digitado) com apresentação em grupo........2,0 pts.
• Conceitos artísticos e leitura de imagens(caderno de arte) 1,5 pts.
• Interdisciplinaridade formativa............................................ 1,0 pt.
http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_
http://www.diretoriodearte.com/
(0) Comments
Postar um comentário