LINGUAGENS E CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
PROFESSOR: José Edson dos Santos
DISCIPLINA: Artes SÉRIE: 2º (A B C D )
COMPETÊNCIAS:
* Conhecer e compreender os modos de produções artísticas visuais e audiovisuais, analisando, refletindo e compreendendo diferentes materiais, suportes, tecnologias. Procedimentos e elementos que caracterizam as artes como linguagem, analisando e refletindo suas interações e articulações na produção artística. Individual e coletiva.
* Compreender a produção artística como forma de elaborar e expressar idéias ou emoções e experiências vividas e sentidas, no processo de criação artística individual e coletiva.
HABILIDADES:
* Produzir obras de arte com autonomia, tanto na escolha de linguagens, técnicas, processos e materiais, quanto nas idéias, emoções e temas.
* Conhecer o conteúdo expressivo geral e objetivo do PAS (Programa de Avaliação Seriada), bem como o conteúdo objetivo individual e subjetivo da obra de arte, tanto em sua produção e contexto como na sua leitura de imagem estética.
* Analisar e compreender as produções artísticas como movimentos, estilos e épocas pesquisados nas bibliografias e nas obras de arte propostos nos objetos de conhecimento do PAS.
PROCEDIMENTOS:
* Produzindo idéias, sentimentos e intenções nas diferentes linguagens artísticas, a partir de temas subjacentes de Códigos e Linguagens e pelo eixo norteador do projeto político e pedagógico da escola: Identidade, valor e ser social.
* Pesquisando, conhecendo, analisando a história da arte, relacionando-a com as manifestações culturais da produção nacional.
* Organizando exposições e intervalos culturais como socialização da comunidade escolar, com a mediação da área do conhecimento e da coordenação pedagógica na construção da aprendizagem colaborativa.
CONTEÚDO DO 3º BIMESTRE - 2ºs A B C D Matutino
• A Fotografia como Linguagem
• O Pós-Impressionismo (Cézanne, Gauguin, Van Gogh e Toulouse-Lautrec)
• Leitura de imagem (alfabetização do olhar)
• Teatro Épico de Bertold Brecht
• Músicas dos objetos de conhecimentos do PAS (Moreira da Silva, Carmem Miranda, Chico Buarque, Caetano Veloso, Blitz, Xangai, Michel Jackson e outros...)
* Formar 5 Grupos. Sortear os assuntos para cada grupo. Cada grupo deverá entregar um trabalho escrito sobre o assunto que lhe coube na data combinada para sua apresentação. (Apresentação Power Pointer, Movie Maker... que tenha a preocupação com a sua visualidade. Artista, nome da obra)
PROFESSOR: José Edson dos Santos
DISCIPLINA: Artes SÉRIE: 2º (A B C D )
COMPETÊNCIAS:
* Conhecer e compreender os modos de produções artísticas visuais e audiovisuais, analisando, refletindo e compreendendo diferentes materiais, suportes, tecnologias. Procedimentos e elementos que caracterizam as artes como linguagem, analisando e refletindo suas interações e articulações na produção artística. Individual e coletiva.
* Compreender a produção artística como forma de elaborar e expressar idéias ou emoções e experiências vividas e sentidas, no processo de criação artística individual e coletiva.
HABILIDADES:
* Produzir obras de arte com autonomia, tanto na escolha de linguagens, técnicas, processos e materiais, quanto nas idéias, emoções e temas.
* Conhecer o conteúdo expressivo geral e objetivo do PAS (Programa de Avaliação Seriada), bem como o conteúdo objetivo individual e subjetivo da obra de arte, tanto em sua produção e contexto como na sua leitura de imagem estética.
* Analisar e compreender as produções artísticas como movimentos, estilos e épocas pesquisados nas bibliografias e nas obras de arte propostos nos objetos de conhecimento do PAS.
PROCEDIMENTOS:
* Produzindo idéias, sentimentos e intenções nas diferentes linguagens artísticas, a partir de temas subjacentes de Códigos e Linguagens e pelo eixo norteador do projeto político e pedagógico da escola: Identidade, valor e ser social.
* Pesquisando, conhecendo, analisando a história da arte, relacionando-a com as manifestações culturais da produção nacional.
* Organizando exposições e intervalos culturais como socialização da comunidade escolar, com a mediação da área do conhecimento e da coordenação pedagógica na construção da aprendizagem colaborativa.
CONTEÚDO DO 3º BIMESTRE - 2ºs A B C D Matutino
• A Fotografia como Linguagem
• O Pós-Impressionismo (Cézanne, Gauguin, Van Gogh e Toulouse-Lautrec)
• Leitura de imagem (alfabetização do olhar)
• Teatro Épico de Bertold Brecht
• Músicas dos objetos de conhecimentos do PAS (Moreira da Silva, Carmem Miranda, Chico Buarque, Caetano Veloso, Blitz, Xangai, Michel Jackson e outros...)
* Formar 5 Grupos. Sortear os assuntos para cada grupo. Cada grupo deverá entregar um trabalho escrito sobre o assunto que lhe coube na data combinada para sua apresentação. (Apresentação Power Pointer, Movie Maker... que tenha a preocupação com a sua visualidade. Artista, nome da obra)
Glossário Artístico: 1 – Danguerreotipia; 2 – Alfred Stieglitz; 3 – Henri Cartier-Bresson; 4 – Almeida Júnior; 5 – Belmiro de Almeida; 6 – Comédia de Costumes; 7 - Missão Artística Francesa no Brasil; 8 – Pintura Acadêmica no Brasil; 9 – Sara Bernhardt; 10 – Vaudeville.
Prática Artística Bimestral
Artes Visuais :
* Releituras Pós-Impressionistas (Cézanne, Gauguin, Van Gogh e Toulouse-Lautrec), a escolha do artísta e sua obra fica a critério do aluno.
* Cartum e Charge.
* História em Quadrinhos
* Fotografia (conversar com o professor)
* Arte de Intervenção/Grafitte (conversar com o professor)
* Vídeo (conversar com o professor)
Teatro:
* Criação coletiva a partir de temas propostos.
* Adaptações dramáticas de contos e poesias.
* Pequenos textos teatrais (conversar com o professor).
* Dramatização a partir de texto criado pelo aluno.
* Cenas dramáticas a partir dos assuntos relacionados ao teatro/PAS (Commedia Dell'Arte, Teatro Elizabetano, Shakespere - Otelo, O Mouro de Veneza -, Teatro Épico de Brecht).
* Dança/coreografia/expressão corporal (conversar com o professor)
Música:
* Repertório próprio +músicas do PAS.
* Repertório próprio + músicas em espanhol ou inglês (conversar com os outros professores de Códigos e Linguagem)
Poesia, Conto, Crônica, texto teatral, roteiro:
* Criação livre ou releituras ( conversar com o professor)
(0) Comments
Postar um comentário