Padd Solutions

Converted by Falcon Hive

18:44 0 comentários



                                                                           A Boa Educação - Chardin


CEAN - CENTRO DE ENSINO MÉDIO ASA NORTE

PLANEJAMENTO DISCIPLINAR INDIVIDUAL

Artes Planejamento 2º Bimestre 2012 – CEAN / Profº José Edson dos Santos



COMPETÊNCIAS:

 Conhecer e compreender os modos de produções artísticas visuais e audiovisuais, analisando, refletindo e compreendendo diferentes materiais, suportes, tecnologias. Procedimentos e elementos que caracterizam as artes como linguagem, analisando e refletindo suas interações e articulações na produção artística. Individual e coletiva.

 Compreender a produção artística como forma de elaborar e expressar ideias ou emoções e experiências vividas e sentidas, no processo de criação de arte individual e coletiva.
HABILIDADES:

 Produzir obras de arte com autonomia, tanto na escolha de técnicas, processos e materiais, quanto nas ideias, emoções e temas.

 Conhecer os objetos do conhecimento do PAS (Programa de Avaliação Seriada), bem como o conteúdo expressivo geral e objetivo de Artes Visuais, Cênicas e Música.

 Analisar e compreender as produções artísticas dos estilos e épocas propostos nos livros e nas obras de arte, como leitura de imagens e seu contexto.

PROCEDIMENTOS:

 Produzindo ideias, sentimentos e emoções nas diferentes linguagens artísticas, a partir de temas propostos pela área de Códigos e Linguagens e pelo eixo norteador do projeto político e pedagógico da escola: Meio Ambiente

 Pesquisando, conhecendo, analisando a história da arte, relacionando-a com as manifestações culturais da produção nacional.

 Organizando exposições no final do bimestre e intervalos culturais com o conhecimento prévio da direção e coordenação pela construção e socialização do conhecimento colaborativo.

2° anos (A, B, C, D e E / Conteúdo 2º bimestre):

Realismo (na pintura, escultura, literatura e teatro);

Naturalismo (na pintura, escultura, literatura e teatro);

Movimento das Artes e Ofícios / Art Nouveau ;

Missão Artística Francesa no Brasil (Artistas Europeus: Thomas Ender, Rugendas)

Impressionismo (O Pontilhismo: Seurat e Signac)

Fotografia (A arte da sociedade industrial)

Caderno de Arte: Diário de Bordo + Glossário artístico do 2º Bimestre:

1) A Boa Educação, sec. XVII, de Jean-Baptiste Chardin

2) A Liberdade Guiando o Povo, de Eugène Delacroix

3) Ângelus, 1859, de Jean-François Milliet

4) A Pequena Bailarina de 14 anos, (escultura) de Edgar Degas;

5) Ensaio de Balé, 1879, de Edgar Degas

6) O Torso de Adele, de Auguste Rodin

7) O Naufrágio, de William Turner

8) O Êxtase de Santa Tereza, de Bernini

9) O Jantar, de Jean-Baptiste Debret

10) Os Desastres da Guerra, 1808, de Francisco Goya

11) Sarah Bernhardt (fotografia de Nadar)



AVALIAÇÃO:

1) Prova Interdisciplinar..............................................................3,0 pts.

2) Trabalho em grupo/apresentação.........................................2,0 pts.

3) Projeto interdisciplinar da área de Códigos.........................1,0 pt.

4) Caderno de artes (Glossário Artístico)..................................2,0 pts.

5) Prática artística do bimestre....................................................2,0 pts.

A prática artística do bimestre poderá ser desenvolvida na linguagem artística escolhida pelo aluno/ ou grupo (previamente combinado com o professor), para ser socializada com a turma em forma de exposição ou apresentação teatral ou musical antes do término do bimestre. Em ARTES VISUAIS (releituras de artistas, criação livre com material do aluno): COR é comunicação! Em Preto e branco com caneta preta (Charge, Cartum, História em quadrinhos


















(0) Comments

Postar um comentário