18:44 0 comentários
A Boa Educação - Chardin
CEAN - CENTRO DE ENSINO MÉDIO ASA NORTE
PLANEJAMENTO DISCIPLINAR INDIVIDUAL
Artes Planejamento 2º Bimestre 2012 – CEAN / Profº José Edson dos Santos
COMPETÊNCIAS:
Conhecer e compreender os modos de produções artísticas visuais e audiovisuais, analisando, refletindo e compreendendo diferentes materiais, suportes, tecnologias. Procedimentos e elementos que caracterizam as artes como linguagem, analisando e refletindo suas interações e articulações na produção artística. Individual e coletiva.
Compreender a produção artística como forma de elaborar e expressar ideias ou emoções e experiências vividas e sentidas, no processo de criação de arte individual e coletiva.
HABILIDADES: Produzir obras de arte com autonomia, tanto na escolha de técnicas, processos e materiais, quanto nas ideias, emoções e temas.
Conhecer os objetos do conhecimento do PAS (Programa de Avaliação Seriada), bem como o conteúdo expressivo geral e objetivo de Artes Visuais, Cênicas e Música.
Analisar e compreender as produções artísticas dos estilos e épocas propostos nos livros e nas obras de arte, como leitura de imagens e seu contexto.
PROCEDIMENTOS:
Produzindo ideias, sentimentos e emoções nas diferentes linguagens artísticas, a partir de temas propostos pela área de Códigos e Linguagens e pelo eixo norteador do projeto político e pedagógico da escola: Meio Ambiente
Pesquisando, conhecendo, analisando a história da arte, relacionando-a com as manifestações culturais da produção nacional.
Organizando exposições no final do bimestre e intervalos culturais com o conhecimento prévio da direção e coordenação pela construção e socialização do conhecimento colaborativo.
Realismo (na pintura, escultura, literatura e teatro);
Naturalismo (na pintura, escultura, literatura e teatro);
Movimento das Artes e Ofícios / Art Nouveau ;
Missão Artística Francesa no Brasil (Artistas Europeus: Thomas Ender, Rugendas)
Impressionismo (O Pontilhismo: Seurat e Signac)
Fotografia (A arte da sociedade industrial)
Caderno de Arte: Diário de Bordo + Glossário artístico do 2º Bimestre:
1) A Boa Educação, sec. XVII, de Jean-Baptiste Chardin
2) A Liberdade Guiando o Povo, de Eugène Delacroix
3) Ângelus, 1859, de Jean-François Milliet
4) A Pequena Bailarina de 14 anos, (escultura) de Edgar Degas;
5) Ensaio de Balé, 1879, de Edgar Degas
6) O Torso de Adele, de Auguste Rodin
7) O Naufrágio, de William Turner
8) O Êxtase de Santa Tereza, de Bernini
9) O Jantar, de Jean-Baptiste Debret
10) Os Desastres da Guerra, 1808, de Francisco Goya
11) Sarah Bernhardt (fotografia de Nadar)
AVALIAÇÃO:
1) Prova Interdisciplinar..............................................................3,0 pts.
2) Trabalho em grupo/apresentação.........................................2,0 pts.
3) Projeto interdisciplinar da área de Códigos.........................1,0 pt.
4) Caderno de artes (Glossário Artístico)..................................2,0 pts.
5) Prática artística do bimestre....................................................2,0 pts.
A prática artística do bimestre poderá ser desenvolvida na linguagem artística escolhida pelo aluno/ ou grupo (previamente combinado com o professor), para ser socializada com a turma em forma de exposição ou apresentação teatral ou musical antes do término do bimestre. Em ARTES VISUAIS (releituras de artistas, criação livre com material do aluno): COR é comunicação! Em Preto e branco com caneta preta (Charge, Cartum, História em quadrinhos
(0) Comments
Postar um comentário