Padd Solutions

Converted by Falcon Hive




Heitor dos Prazeres (Rio de Janeiro, 23 de setembro de 1898 — Rio de Janeiro, 4 de outubro de 1966) foi um compositor, cantor e pintor autodidata brasileiro. Heitor começou a trabalhar cedo, na oficina do pai, marceneiro. Dominava o clarinete e o cavaquinho, e seus sambas e marchinhas alcançaram projeção nacional. Um dos pioneiros do samba carioca, Heitor compôs seu maior sucesso, Pierrô Apaixonado, em parceria com Noel Rosa. Nos anos 20, Heitor dos Prazeres foi um dos fundadores da escola de samba Vai Como Pode, que mais tarde chamou-se GRES Portela. Heitor dos Prazeres adotou a pintura como hábito após a morte da esposa. Nas artes plásticas, Heitor dos Prazeres teve seu trabalho reconhecido no Brasil e no exterior, com obras presentes em numerosas exposições

Expoente do cavaquinho, criou um método revolucionário para o instrumento. Compositor, instrumentista e letrista, em parceria com Noel Rosa compôs a música carnavalesca Pierrô Apaixonado. Notabilizou-se como compositor de música popular. Em meados dos anos 30 começou a pintar mulatas, malandros, o samba e o mundo da favela. Participou da Bienal de São Paulo em 1951. Fez diversas individuais no Brasil e mostras nacionais e internacionais. Um se seus quadros foi adquirido pela rainha da Inglaterra.

“A pintura e a música sempre fizeram parte de minha vida, o meu choro era acompanhado por cavaquinho e violão, meu sorriso provocado pelas cócegas dos pincéis nas palmas de minhas mãos e nas solas dos meus pés”. Nascido e criado em contato com as artes e constante convívio com grandes músicos e interpretes da MPB, Heitor dos Prazeres é reconhecidamente um “músico de linhagem”. Carrega no seu DNA o Swing inconfundível do bom Samba e a incrível capacidade de improvisação, mostra toda a influencia da nossa música e do nosso ritmo, passeando em vários estilos como: canções, chorinhos, baiões, sambas e marchinhas carnavalescas. Tornando assim um show alegre, didático e divertido, como podemos sentir no seu último CD com músicas do mestre Heitor de parceria com Cartola; Herivelton Martins; Noel Rosa, entre outros; como também músicas de Heitorzinho em parcerias com Grande Otelo, Waldir da Fonseca, Fumaça, e outros.

(0) Comments

Postar um comentário